Documentário conta história da Umbanda no Brasil na semana do Dia dos Pretos Velhos

Enquanto terreiros encontram-se vazios por conta da pandemia de coronavírus, reportagem resgata batizado na fé de Umbanda.

PUBLICIDADE

O Dia dos Pretos Velhos foi comemorado com terreiros vazios nesta quarta-feira, 13 de maio. A religião de Umbanda, assim como as demais, não está realizando cultos com fiéis por conta da pandemia de coronavírus. No entanto, a internet pode ser um bom caminho para os umbandistas. 

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 14 de maio, por exemplo, estreou o documentário A história da Umbanda no Brasil: do batizado à incorporação. O documentário pode ser visto de maneira gratuita na internet. Produzido pelos jornalistas Fernando Borges e Tadeu Goulart, ele mostra um dos rituais mais sagrados da Umbanda, o batizado. O filme foi gravado antes da pandemia de coronavírus. 

Documentário mostra batizado na fé de umbanda

O documentário, que pode ser assistido no canal TV News no Ar no Youtube acompanha um culto da religião de Umbanda, no Rio de Janeiro. Fiéis do  tempo A Caminho da Paz são batizados e celebram a presença de espíritos no local. O filme mostra como é a incorporação dos espíritos de crianças. 

Tadeu falou sobre a produção do filme em uma rede social. “Com a devida autorização dos dirigentes, visitamos um templo de umbanda aqui no Rio, entrevistamos os fiéis e registramos momentos significativos da rotina, das práticas deles, do batizado e da incorporação”, disse ele. 

PUBLICIDADE

Para a galera que me acompanha aqui sabe que uma das coisa que mais gosto é gravar, editar, documentar histórias e…

Posted by Tadeu Goulart on Thursday, May 14, 2020

Tadeu também conversou com nossa reportagem e explicou a experiência de participar dessa produção. “Foi uma experiência que me fez evoluir como ser humano. apesar de não me declarar fiel a uma religião, sempre quis aprender mais sobre as diversas crenças e expressões da fé’, explicou ele. 

Veja acima o documentário sobre a Umbanda no Brasil, que mostra como é o batizado na religião e fala sobre a incorporação de entidades.