Bolsonaro libera atividades profissionais sem consultar ministro da Saúde

Presidente da república determinou através de decreto uma nova decisão relacionado a pandemia de coronavírus.

PUBLICIDADE

O presidente da república, Jair Bolsonaro, tomou uma atitude nesta segunda-feira (11), que surpreendeu a todos, inclusive o ministro da saúde, Nelson Teich, a medida foi tomada através de decreto presidencial e anunciada no fim dessa tarde pelo próprio Bolsonaro em entrevista aos jornalistas.

PUBLICIDADE

De acordo com informações do jornal O Globo, Bolsonaro determinou que academias e salões de cabeleireiro poderão reabrir neste período de pandemia, pois foram consideradas pelo presidente como serviços essenciais.

Decisão de liberação de novas atividades não foi informada a ministro Nelson Teich

Ainda segundo informações de ‘O Globo’, Bolsonaro sequer consultou o seu ministro da saúde, Nelson Teich, pelo a nova atividade que seria considerada essencial. Ao ser questionado pelo decreto de Bolsonaro, Teich foi enfático e disse que o assunto não foi debatido em sua pasta.

Surpreendido pela informação, o ministro da saúde foi informado pelos próprios jornalistas enquanto concedia uma entrevista coletiva nesta segunda. Separando a decisão e alegando a unilateralidade da medida, Teich disse que a medida não foi atribuída do ministério.

Teich disse que Ministério da Economia que define as atividades essenciais

Em sua entrevista coletiva, Teich disse que não é da pasta da saúde definir quais atividades são essenciais ou não no cenário econômico e que essa tratativa não está em sua alçada.

PUBLICIDADE

Segundo Teich, o ministério da saúde apenas ‘desenha’ uma forma de fazer que proteja as pessoas de suas atividades. Em seus últimos depoimentos Teich sempre defendeu o isolamento social como forma de prevenção e melhor medida para diminuição dos casos, no entanto, esse pensamento não é o mesmo do presidente, que defende um isolamento vertical.