Lockdown no Rio de Janeiro: governador sinaliza bloqueios de estradas e restrição de circulação

Adoção de medida ganha força após o estado ultrapassar São Paulo em número de mortos pela Covid-19.

PUBLICIDADE

A pandemia provocada pelo novo coronavírus parece estar longe de ter seus impactos mensurados, tanto no quesito humanitário, quanto no financeiro, a verdade é que as pessoas estão sofrendo com cada vez mais casos, hospitais lotados e números que só aumentam dia após dia. 

PUBLICIDADE

A situação no Rio de Janeiro chama a atenção no país. O estado está acima de media nacionalmente, justamente no índice de letalidade da doença. Por lá, o índice de pessoas que acabam sendo vítimas fatais é maior que em qualquer outro estado, tendo inclusive chegado aos 10%.

Com números e impactos humanitários que já beiram o caos, o governador enviou nesta sexta (08) um ofício para o Ministério Público, onde sinaliza as medidas que pretende tomar, em breve, para endurecer a circulação das pessoas e a movimentação de veículos pelas vias do estado. Todas estas medidas teriam como finalidade frear o crescimento exponencial de transmissão do coronavírus.

No ofício, Witzel alertou que o Rio de Janeiro está bem próximo do colapso total do sistema de Saúde e que mesmo os hospitais de campanha já não são suficientes para atender dignamente os casos da doença.

Medidas recomendadas pela Fiocruz, que Witzel enviou ao MP

  • Bloqueio de todas as estradas do estado do Rio e intermunicipais;
  • Proibição expressa da circulação de pessoas e de carros particulares, com exceção para atividades essenciais (segurança e saúde), compras de alimentos e serviços essenciais de entrega em domicílio;
  • Criação de um documento de autodeclaração a ser preenchido pelas pessoas que necessitem circular nas ruas;
  • Uso obrigatório de máscaras aos que tiverem que circular nas ruas justificadamente.

As medidas que o governador deve tomar foram uma recomendação da Fiocruz, os pesquisadores formalizaram um estudo para ajudar no controle da disseminação do vírus, com a resposta do Ministério Público, o governador terá segurança para tomar tais decisões.

PUBLICIDADE