Coronavírus: especialista alerta para importância de escovar os dentes na luta contra o Covid-19

Professor de odontologia está estranhando que isso não esteja sendo mais recomendado pelos especialistas.

PUBLICIDADE

Um professor inglês, da Universidade de Bristol, está um pouco surpreso porque ninguém se lembrou ainda de promover uma ação que ele considera muito importante contra o coronavírus. Por todo o mundo, as recomendações passam de lavar bem as mãos, ficar em casa o mais possível, usar luvas e máscara quando as pessoas saem na rua, mas tem uma outra medida preventiva que Martin Addy, o professor de odontologia, acredita estar faltando dentre os melhores conselhos. Então, de acordo com suas revelações para o jornal Mirror, as pessoas nunca devem deixar suas casas sem escovar os dentes

PUBLICIDADE

Vírus pode permanecer por algum tempo na saliva

Então, da mesma maneira que é importante lavar as mãos com o álcool gel ou desinfetante, para eliminar a propagação do vírus, ele acredita que o mesmo deveria acontecer com os dentes, também para impedir essa transmissão. Usar esse creme dental e escovar os dentes pode reduzir as chances de pegar ou espalhar a doença pela boca. 

O problema tem que ver com a duração desse efeito na boca. Portanto, o creme dental impede que o vírus se espalhe e se propague, mas não teria um efeito muito superior a quatro, cinco horas. Ainda assim, ele recomendaria para todos que escovassem sempre os dentes antes de sair de casa, para que estivesse fazendo o efeito, entrando em contacto com outras pessoas. 

Escovar os dentes pode ser medida eficaz

“Os cientistas, em apoio às coberturas bucais e nasais, enfatizaram o papel das gotículas de saliva na propagação da Covid-19”, começou por revelar esse professor inglês, em um artigo do jornal Times. Então, percebendo como a saliva da boca pode transmitir facilmente a doença, Martin Addy não entende como não está sendo mais recomendado o escovar os dentes com maior regularidade. 

Como as pessoas estão confinadas em suas casas, e a maioria não fica muito tempo fora de casa, é importante escovar os dentes antes de sair para fazer as compras ou dar um pequeno passeio. Essa atitude poderia ser suficiente para evitar essa propagação. “Reduzindo a carga viral na saliva ou infecção por vírus que entram na boca”, revelou o professor inglês. 

PUBLICIDADE