Coronavírus: estudo sugere que falta de vitamina D, do sol, pode aumentar as chances de morte

Países com menos exposição solar estão apresentando uma taxa de mortalidade bem mais elevada.

PUBLICIDADE

Tudo ao redor do novo coronavírus tem ainda um elevado desconhecimento. O vírus, o Sars-CoV-2, é uma incerteza e tem ainda muito para se descobrir. Cientistas e investigadores continuam buscando uma cura ou uma vacina, mas alguns estudos vão indiciando alguns detalhes que poderiam se revelar determinantes para um regresso à normalidade mais rápido.

PUBLICIDADE

De acordo com o Daily Mail, um novo estudo relaciona a importância da vitamina D, do sol, a uma menor taxa de mortalidade. No caso de países que têm menos exposição solar, os especialistas poderiam recomendar alguns suplementos para suprir essa carência da vitamina D. 

Importância da vitamina D contra o coronavírus

Essa não é a primeira vez que especialistas relacionam a importância do sol no combate contra a Covid-19. Um estudo preliminar revelou que baixos níveis de vitamina D podem aumentar a probabilidade de um doente morrer após contrair o coronavírus. Esse estudo analisou profundamente vinte países europeus, relacionando o nível de exposição de sol, com a taxa tanto de infeção do coronavírus, como de mortalidade por Covid-19.

Então, de acordo com esse estudo, existe uma correlação convincente de que países com níveis menores de vitamina D também têm uma taxa de infeção e de mortalidade por Covid-19 mais elevadas. Não existe, ainda assim, evidência suficiente para provar, com certeza, que tem mesmo que ver com o sol, porque poderia ter outras causas essa diferenciação e novos estudos deverão ser realizados nesse sentido. 

Suplementação de vitamina D é possibilidade em aberto

Apesar de não estar ainda completamente provada essa importância do sol na luta contra a Covid-19, cientistas do Queen Elizabeth Hospital Foundation Trust e da Universidade de East Anglia acreditam que “podemos aconselhar a suplementação de vitamina D para proteger contra a infecção por Sars-CoV2”, de acordo com o jornal Daily Mail. 

PUBLICIDADE

Um outro estudo recente, do Trinity College Dublin, revelou também que adultos que tomaram suplementos de vitamina D, reduziram em 50% as infecções no peito. Então, importa destacar a importância da vitamina D no corpo humano, que poderia dar várias imunidades mais para a pessoa.