Anvisa libera teste de coronavírus para venda em farmácias e ação preocupa especialistas

Após reunião, a Anvisa liberou a venda de testes para farmácia; decisão não é unanimidade entre os especialistas.

PUBLICIDADE

O Brasil registrou na última terça-feira um recorde no número de mortos por coronavírus em um período de 24 horas, foram aproximadamente 474 vítimas fatais do novo coronavírus. Com essas mortes, o Brasil superou a China e alcançou a marca de 5.017 mortos pelo coronavírus. Esses número foram divulgados pelo ministro da saúde , Nelson Teich que já divulgou que a situação do país é cada vez mais complicada.

PUBLICIDADE

Anvisa libera teste de coronavírus para venda em farmácias

O coronavírus é uma doença altamente contagiosa, por isso, é necessário que haja isolamento social para que a doença não se propague. Mas, no Brasil, o isolamento vertical não está sendo levado muito a sério, especialistas afirmam que o não isolamento pode tornar o Brasil o país com maior número de mortos do mundo.

Os hospitais não estão tendo condições de atender a todos, os leitos de UTI já estão praticamente esgotados em algumas regiões e alguns hospitais de campanha estão sendo montados para ajudar a comportar todos os infectados que ficam isolados da família. Muitos morrem sem que a família consiga dar o último adeus.

Farmácias divulgam preço do teste

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) promoveu uma reunião que decidiu tornar legal à venda de testes rápidos de coronavírus em farmácias do Brasil. Essa atitude dividiu a opinião dos especialistas na doença.

De acordo com a Anvisa as farmácias deverão possuir um profissional específico para fazer o teste e os resultados devem ser entregues às autoridades. De acordo com o conselho farmacêutico, a maioria dos testes será de origem chinesa e devem custar cerca de 200 reais.

PUBLICIDADE