Projeto de lei suspende pagamento do FIES por dois meses

O pagamento do programa estudantil FiES será suspenso por dois meses, para aluno adimplentes.

PUBLICIDADE

Está ficando cada vez mais séria a situação econômica do Brasil. Devido a pandemia do novo coronavírus, muitos trabalhadores, que possuíam carteira assinada, acabaram perdendo o emprego. O isolamento social tem feito com que as pessoas fiquem em casa, o comércio, em algumas cidades, não tem autorização para abrir e a economia sofre com essa situação.

PUBLICIDADE

Em meio a tudo isso, existem pessoas que fizeram financiamento estudantil através do FIES. Esse financiamento, para o curso superior em faculdades particulares, teve uma suspensão de pagamento.

Projeto de lei suspende pagamento do FIES por por dois meses

O projeto de lei que suspende os pagamentos do FIES, por dois meses com a possibilidade de prorrogação por mais 2 meses, foi votado na última terça-feira, 28 de abril, e tem como objetivo dar suporte aos ex-alunos que financiaram o curso superior e podem ficar inadimplentes durante a crise econômica que o país atravessa nesse momento.

O Fies é um programa do governo federal criado em 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Ele é o sucessor programa de crédito educativo criado no governo militar. Nos governos de Lula e Dilma esse programa foi ampliado. Os investimentos ganharam grandes proporções e o número de estudantes matriculados em universidades particulares, através desse financiamento, saltou de 182 mil para 1,9 milhões entre os anos de 2009 a 2015.

Projeto abrange alunos adimplentes ou com atrasos inferiores a seis meses

É necessário ressaltar que apenas os alunos que estão com os pagamentos em dia, ou os com atraso de até 6 meses poderão ser beneficiados pela suspensão do pagamento. Alunos inadimplentes há mais de 6 meses continuarão com os juros correndo.

PUBLICIDADE

No projeto de lei ficam suspensos os pagamentos de amortização do saldo devedor, quitação de parcelas de acordo e renegociação de contrato, entre outros valores.