Esgoto no estado do Rio de Janeiro pode estar contaminado com Covid-19

Estudos encontram presença do vírus na rede de esgoto em cidade do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

A nova pandemia do coronavírus está em estado avançado na cidade do Rio de Janeiro, a população carioca tem feito sua parte, respeitando a quarentena, mas a presença do vírus tem surpreendido as autoridades, a prefeitura em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem realizado estudo por toda a cidade.

PUBLICIDADE

Esgoto no estado do Rio de Janeiro pode estar contaminado com Covid-19

Cientistas da Fundação Oswaldo Cruz encontraram presença do coronavírus no esgoto de uma comunidade em Niterói, a notícia foi confirmada nesta teça-feira, o estudo feito no esgoto aponta uma nova projeção, indicando que pode ter muito mais pessoas infectadas com a Covid-19.

A prefeitura também informou que só foi possível fazer o teste em Niterói, isso porque a cidade é rara em todo Brasil, Niterói é uma das poucas cidades no país que tem saneamento básico adequado, a prefeitura de Niterói explicou que 90% dos seus efluentes são tratados.

Estudos encontram presença do vírus na rede de esgoto em cidade do Rio de Janeiro

Existe a preocupação com toda cidade do Rio de janeiro, os hospitais já detectaram Covid-19 nas fezes dos pacientes, e aconselham profissionais que trabalham no tratamento de esgoto e coleta de lixo para o uso de EPIS, ainda não foi informado, se algum desses profissionais foram infectados por contato com esses materiais.

A quarentena na cidade do Rio de Janeiro termina no dia 30 de março, e provavelmente será prorrogada pelo governador Wilson Witzel, que já havia afirmado em entrevista, que o processo de normalizar a cidade será em parceria com os hospitais. Witzel disse que vai começar o processo assim que os hospitais estiverem com apenas 30% da capacidade ocupada.

PUBLICIDADE