Jair Bolsonaro tem 48 horas para mostrar seus exames e revelar se tem o novo coronavírus

Uma juíza federal determinou que o presidente deverá fornecer os laudos dos exames para um jornal.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, dia 27, o jornal O Estado de S. Paulo garantiu na Justiça Federal o direito de ter acesso aos resultados dos exames feitos pelo presidente Jair Bolsonaro, para saber se ele teve ou não o novo coronavírus.

PUBLICIDADE

De acordo com o jornal, a decisão é da juíza Ana Lúcia Petri Betto; e a União terá 48 horas para entregar todos os laudos dos exames aos quais Bolsonaro foi submetido. O presidente já informou que os testes deram negativo, só que ele recusou a divulgar.

Segundo O Estado de S. Paulo, antes mesmo de ser notificada, a Advocacia-Geral da União encaminhou à Justiça Federal uma manifestação, opondo-se a revelar os exames, alegando que ‘a intimidade e a privacidade são direitos individuais’.

A decisão de Bolsonaro em se submeter aos testes foi devido ao fato de que parte da comitiva que viajou com ele aos Estados Unidos, no último mês de março, acabou contraindo a Covid-19.

Presidente não quis apresentar os resultados dos exames

Jair Bolsonaro deu uma entrevista para o Brasil Urgente e, após afirmar que testou negativo para o novo coronavírus, disse que sua palavra vale mais do que um papel.

PUBLICIDADE

Mas a juíza, ao atender a solicitação do Estadão, escreveu: “Revise-se que ‘todo poder emana do povo’ (art. 1º, parágrafo único, da CF / 88), de modo que os mandantes do poder têm o direito de serem informados quanto ao estado real de saúde do representante eleito“.

Em março, o presidente se submeteu a dois exames do novo coronavírus e disse que ambos deram negativo, mas até hoje não apresentou os resultados.