Cientistas chineses detectam coronavírus no ar em hospitais e prédios

Estudo revela que o vírus que já infectou mais de dois milhões de pessoas pode ser mais perigoso do que parece.

PUBLICIDADE

A pandemia mundial de Covid-19 está assombrando e infectando de forma assustadora milhares de pessoas todos os dias. Somente no Brasil, mais de 66 mil foram diagnosticados com a doença e o número de mortos pelo coronavírus já passou de 4500.

PUBLICIDADE

Um estudo revelado nesta segunda-feira (27), pela revista ‘Nature’, pode trazer um fato ainda mais assustador da doença. O vírus pode estar pairando no ar, o que pode aumentar consideravelmente o risco de contágio da doença.

Cientistas de Wuhan fizeram medições e detectaram vírus da Covid 19 em hospitais e prédios

A nova descoberta apontou que partículas da Sars-CoV-2 podem ficar em suspensão no ar por tempo indeterminado e infectar um número ainda maior de pessoas. A descoberta foi feita após um monitoramento ambiental feito em dois hospitais da cidade, considerada berço do coronavírus, Wuhan, na China.

A descoberta foi considerada muito importante e poderá aumentar ainda mais a necessidade de isolamento social e o de evitar aglomerações de multidões de pessoas, em um momento chave, em que se discute o afrouxamento das medidas de isolamento.

Cientistas ainda não sabem do potencial do  vírus que está em suspensão no ar

O estudo ainda é considerado prematuro demais para afirmar que o contágio obtido através das partículas suspensas no ar poderão causar morte ou agravar o estado de saúde dos infectados, o que se sabe até o momento que é necessário evitar aglomerações.

PUBLICIDADE

O estudo foi realizado pela equipe de Ke Lan, da Universidade de Wuhan. Os pesquisadores coletaram 40 amostras de 31 lugares. Até o momento, as amostras ainda são consideradas em número muito pequenos, os estudos deverão ser ampliados nos próximos dias.