Coronavírus: aumenta o número de pessoas ingerindo desinfetante após sugestão de Trump

É preciso tomar muito cuidado com as ‘soluções mágicas’ contra a Covid-19; e sempre consultar seu médico.

PUBLICIDADE

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sugeriu durante uma coletiva de imprensa que ingerir desinfetante poderá ajudar no combate à Covid-19, já que o produto é indicado para desinfetar os locais e eliminar o novo coronavírus.

PUBLICIDADE

Após este pronunciamento do presidente norte-americano, a cidade de Nova York registrou um aumento no número de casos de intoxicação por ingestão de desinfetante. Segundo a NBC, o centro de controle de envenenamento já recebeu dezenas de chamadas só nas 18 horas após a ‘sugestão’ de Trump.

Algumas pessoas ingeriram o desinfetante Lyson, outros beberam alvejantes e teve ainda os pacientes que precisaram ser socorridos após consumirem produtos de limpeza diversos.

A declaração de Donald Trump foi dada na última quinta-feira (23), quando ele sugeriu que uma ‘injeção no interior’ do organismo, como um desinfetante, pode ajudar a combater o novo coronavírus, o que não é verdade.

População deve procurar um médico em caso de suspeita da Covid-19

Vários fabricantes de produtos de limpeza doméstica já se manifestaram após a declaração de Trump e afirmaram que as pessoas jamais devem ingerir o produto e nem mesmo administrá-lo por injeção ou qualquer outra via.

PUBLICIDADE

“Alvejantes e outros desinfetantes não são adequados para consumo ou injeção em nenhuma circunstância”, declarou a Clorox, fabricante de alvejantes.

No dia seguinte ao pronunciamento polêmico, o presidente dos Estados Unidos alegou que estava apenas sendo ‘sarcástico’.

Quem apresentar qualquer sintoma da Covid-19 deve imediatamente buscar ajuda de um profissional de saúde, seja indo ao seu médico de confiança ou procurando o posto de saúde mais próximo, mas nunca deve consumir nenhum produto indicado na internet ou redes sociais.