Ferramenta para combate a informações falsas é a novidade do Instagram

Instagram tem uma série de novidades para melhorar a qualidade das informações compartilhadas sobre a Covid-19.

PUBLICIDADE

Com o enfrentamento ao coronavírus deixando a maior parte do mundo preocupada, os boatos sobre a evolução da doença aumentou nas redes sociais. Assim, o Instagram está investindo em novidades para tornar a plataforma mais segura na divulgação de informações a seus usuários.

PUBLICIDADE

Entre as mudanças, qualquer busca pelas palavras “coronavírus” ou “Covid-19” será encaminhada a uma mensagem educacional, vindas da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou dos ministérios da saúde de cada país.

Outra novidade é a punição a perfis recomendados. Eles serão removidos da seção de busca caso forem relacionados ao Covid-19, sem que sejam representantes de organizações de saúde confiáveis.

O Instagram também deve reduzir o alcance de conteúdo, que for marcado como falso por agências de checagem no feed e nos stories. E ainda proibiram terminantemente anúncios enganosos de produtos que se referem ao coronavírus; principalmente se gerarem pânico.

“Banimos temporariamente anúncios e conteúdo de marcas que promovem certos suprimentos médicos, incluindo máscaras faciais”, disse o Instagram, em comunicado divulgado na última terça-feira, dia 24.

PUBLICIDADE

Outra novidade que atrai os usuários é a possibilidade de o Instagram permitir que pessoas, que estejam em um conversa em grupo, também possam navegar na rede social juntos. A funcionalidade faz com que, depois de ter iniciado um bate-papo em vídeo, o grupo poderá ver fotos, vídeos salvos simultaneamente.

O Facebook, que é dono do Instagram, também divulgou que a implementação de uma central de notícias do coronavírus, que ficará no topo do feed de notícias dos usuários.