EUA usará teste que descobre coronavírus em poucos minutos

Teste que detecta covid-19 em apenas 45 minutos será usado nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

No Brasil, o Instituto Butantan vai fazer testes para diagnosticar o novo coronavírus. Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan, disse que poderá fazer cerca de mil teste por dia em um primeiro momento e dobrar esse número posteriormente.

PUBLICIDADE

No Rio de Janeiro, pesquisadores da UFRJ estão desenvolvendo testes para detectar anticorpos de forma rápida e muito mais barata. Segundo a professora Leda Castilho, o produto tem o foco de descobrir se os anticorpos da pessoa conseguem atacar com eficácia o vírus. De acordo com a pesquisadora é possível “determinar tanto se uma pessoa com sintomas respiratórios é positiva para Covid-19, quanto, por exemplo, mapear pessoas que já tenham sido infectadas anteriormente”.

Já nos Estados Unidos, um novo teste será disponibilizado na próxima semana. A eficácia do produto, que foi desenvolvido pela Cepheid, foi avaliada por uma equipe da Universidade de Rutgers. O teste promete ser mais rápido e de fácil uso.

David Alland, diretor do Instituto de Saúde Pública da universidade, revela que o produto teve avaliação positiva na identificação de baixa quantidade de material genético de outro vírus, o Sars “Isso sugere fortemente que o teste será altamente eficaz na identificação de casos da Covid-19”, conta o diretor de New Jersey Medical School.

O tempo para o diagnóstico do teste atualmente ainda é longo, chegando a cinco dias. O novo promete um resultado em 45 minutos. Alland afirma que o uso do produto ajudará nas decisões precisas dos médicos, aliando rapidez na triagem do paciente e na indicação de tratamento e isolamento. Além disso, pela facilidade, pequenas clinicas e locais menores de atendimentos poderão utilizar o teste na detecção de novos vírus antes que se tornem grandes surtos.

PUBLICIDADE