Brasil quebra outro ‘recorde negativo’ de mortes por Covid-19; estados tentam explicar

O país, em menos de 7 dias, quebrou 2 vezes o triste recorde de mortes por Covid-19.

PUBLICIDADE

O Brasil parece estar na contramão do mundo, enquanto países estão vacinando em massa e existem exemplos como os da Austrália, que há 3 meses não registra nenhuma morte por Covid-19, por aqui, os números quebraram ‘recorde’ duas vezes seguidas em menos de 7 dias.

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira, que marca o dia de maior endurecimento de regras como lockdowns, fechamento de praias e o chamado ‘comércio não-essencial’, o Brasil alcançou a marca de 12.407.323 casos e 307.326 óbitos.

Os números foram apresentados pelo chamado consórcio de imprensa, que reúne as informações de cada secretaria estadual e traz, diariamente, a atualização para a população.

Nesta sexta, o país marcou mais de 3,6 mil mortes por Covid-19, em somente 24 horas, há duas semanas, o número diário era de cerca de 1000 a 1200, mostrando que as mortes por Covid-19 praticamente triplicaram nos últimos 15 dias.

Estados contestam número de mortes de hoje

As secretarias estaduais de Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina se pronunciaram sobre um atraso na divulgação dos dados durante a semana, segundo as secretarias destes estados, o represamento das informações foram responsáveis pelo alto número de mortes verificado hoje. Já a Bahia afirmou que o atraso se deu mediante maiores estudos das mortes para analisar se realmente os óbitos estavam associados à Covid-19.

PUBLICIDADE

Especialistas afirmam que país pode chegar a 5 mil mortes por dia

Para os especialistas, as medidas restritivas foram adotadas tardiamente, segundo eles, neste momento, mesmo que tudo ‘feche’ os números devem continuar subindo ao menos pelos próximos dias, mas se nada tivesse sido feito, o país tinha o triste potencial de chegar aos 5 mil óbitos diários em decorrência da doença.