Eleições 2022: Bolsonaro abre larga vantagem sobre Lula e vence todos os adversários no 2º turno

Pesquisa foi feita após ministro Fachin anular condenações de Lula na Lava Jato.

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro (sem partido) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideram a corrida presidencial para 2022. Os dados foram divulgados pela CNN Brasil em parceria com o Instituto Real Time Big Data. O levantamento foi feito entre segunda-feira (8) e terça, após a decisão do ministro Edson Fachin que anulou as condenações de Lula na 13ª Vara Federal de Curitiba. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. 

PUBLICIDADE

Os dados mostram Jair Bolsonaro na liderança da pesquisa, com 10 pontos de vantagem sobre Lula. O atual presidente da República aparece com 31% dos votos contra 21% do ex-presidente. Lula governou o Brasil entre 2003 e 2010. O ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, aparece na terceira posição, com 10%.

Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado no levantamento. O ex-ministro do governo Lula tem 9% dos votos. O apresentador Luciano Huck, que pode concorrer à presidência, tem 7%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 4%.

A lista é completada por João Amoêdo (Novo), que tem tem 2%, e Marina Silva (Rede), que aparece com 1%. Os brancos e nulos somam 12%. Se fossem um candidato, estariam na terceira posição. 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

PUBLICIDADE

Bolsonaro vence Lula no segundo turno

O presidente Jair Bolsonaro leva vantagem sobre Lula no segundo turno da disputa presidencial. O atual chefe do Executivo aparece com 43% dos votos, enquanto Lula tem 39%. Os brancos e nulos somam 15%. 3% não souberam e não responderam.

Bolsonaro também venceria Ciro Gomes no segundo turno: 43% a 36%. Contra Sergio Moro, a disputa seria apertada, mas Bolsonaro também venceria: 41% a 38%. Contra Huck, a vitória seria mais fácil: 46% a 31% dos votos.