Surto de Covid-19 atinge lar de idosos em MG e deixa 40 infectados e três mortos; instituição clama por ajuda

Instituição vem sofrendo com uma onda de infecção entre idosos e funcionários.

PUBLICIDADE

Um surto de coronavírus atingiu em cheio o lar para idosos Crasi, situado no município de Itaúna, região Central de Minas Gerais. Nos últimos dias, o espaço que abriga idosos vem vivendo um verdadeiro pesadelo com a Covid-19, que já infectou 40 idosos e provocou a morte de três deles somente nesta semana. Além disso, cinco funcionários do local também foram contaminados e estão afastados de suas atividades na instituição. 

PUBLICIDADE

Diante do cenário caótico, o Crasi já utilizou seu perfil nas redes sociais para pedir ajuda. 

De acordo com a voluntária Marta Lança, que trabalha na instituição, o médico responsável por realizar o acompanhamento dos idosos notou na última semana que alguns dos pacientes apresentavam sintomas da Covid-19. 

“Com esses sintomas, ele encaminhou alguns idosos e pediu isolamento, foi aonde a gente começou a isolar e contratamos o pessoal para fazer teste”, disse Marta em entrevista ao portal BHAZ.

A voluntária confirmou o falecimento de três idosos internados no Crasi. A primeira vítima foi uma senhora de 90 anos, que veio à óbito na última terça-feira (19). No dia seguinte, outra idosa, de 73 anos, não resistiu às complicações da doença.

PUBLICIDADE

Já nesta sexta-feira (22), um senhor de 92 anos também morreu por conta do coronavírus. A Prefeitura de Itaúna se manifestou nas redes sociais, lamentando o falecimento das vítimas e se solidarizando com os familiares dos idosos. O comunicado também frisou a importância do uso da máscara e de todo processo correto de higiene, para ser evitado uma disseminação maior do vírus. 

Doenças

Ainda segundo a nota emitida pela prefeitura, todos os idosos que morreram tinham quadros de doenças crônicas prévias, informação esta confirmada pela voluntária Marta Lança, revelando também que os idosos já estavam acamados antes de contrair a Covid-19. 

Pedido por ajuda

Olá!O CRASI Lar de Idosos, após 11 meses de intensos cuidados para a proteção de nossos idosos. Este momento é o mais…

Posted by Crasi Lar de Idosos on Thursday, January 21, 2021

Em seu perfil no Facebook, o Crasi vem pedindo ajuda nos últimos dias, solicitando doações de equipamentos de proteção, dinheiro para auxiliar na contratação de mais profissionais, bem como médicos que possam atuar como voluntários no atendimento dos idosos infectados com a doença.