Vacinas contra a Covid-19: uso emergencial pode ser cancelado, diz Anvisa

Diretora da Anvisa explicou motivos que levariam ao cancelamento do uso emergencial da vacina.

PUBLICIDADE

O Brasil está comemorando a aprovação do uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19. A decisão foi tomada pela diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em reunião técnica da entidade realizada neste domingo (17). O momento histórico foi transmitido ao vivo pela TV Brasil, CNN Brasil e GloboNews.

PUBLICIDADE

As vacinas de Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz, e CoronaVac/Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, foram aprovadas para uso emergencial e a decisão da Anvisa vem sendo um dos assuntos mais comentados nas redes sociais desde ontem.

A primeira pessoa a ser vacinada foi uma enfermeira que trabalha na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital Emílio Ribas, em São Paulo. Mônica Calazans, de 54 anos, é moradora de Itaquera, bairro do extremo leste da capital paulista. A imagem dela se vacinando rodou o mundo.

Uso emergencial das vacinas pode ser cancelado

Apesar de toda euforia em volta da aprovação do uso emergencial das vacinas contra a Covid-19, a diretora Anvisa, Meiruze Freitas, afirmou que a aprovação pode ser cancelada a qualquer momento. A profissional explicou os motivos que poderiam levar a essa decisão.

“A autorização de uso emergencial pode ser cancelada a qualquer momento, se for detectado que os riscos são maiores do que os benefícios. A vacina aprovada hoje é vacina em desenvolvimento clínico”, disse Meiruze. O Brasil registra mais de 200 mil mortes em decorrência da Covid-19. O país é o segundo em número de mortes no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. 

PUBLICIDADE