Sem ter nada para comer, famílias desenterram caixas de frango impróprias para consumo a fim de matar a fome

1,2 mil caixas de frango foram enterradas por órgão sanitário, por se encontrarem impróprias para consumo.

PUBLICIDADE

Na cidade de Porto Iguaçu, situada na Argentina, a única alternativa para alguns moradores saciarem a fome foi desenterrar caixas de frango nesta terça-feira (17), que foram soterradas pelo órgão sanitário do país. A carne, que foi apreendida pela Marinha argentina, foi retirada por famílias que estavam passando fome, sem ter nada para o que comer.

PUBLICIDADE

As informações são do Movimento Ativo Social e Político Iguaçu (MAS). Fotos e vídeos mostram os agrupamentos familiares na tentativa desesperada de saciar a fome, incluindo idosos e crianças. Ao todo, são 1,2 mil caixas que estavam debaixo da terra.

As imagens repercutiram nas redes sociais, e pode ser considerado um retrato da crise econômica que é enfrentada pelos moradores do país. A situação complexa envolvendo a economia da Argentina seria o fator responsável por Porto Iguaçu estar afundando na fome e na pobreza.

PUBLICIDADE

A cidade possui cerca de 105 mil habitantes, e é responsável pela ligação da Argentina com o Brasil, pelo oeste do Paraná. A região depende economicamente do turismo, mas, devido à pandemia da Covid-19, as fronteiras estão fechadas desde o mês de março deste ano.

Segundo informações da Prefeitura da cidade, as carnes ficaram mais de 24 horas sem a refrigeração adequada, se tornando impróprias para o consumo humano, por isso, foram enterradas pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar (Senasa).

A Marinha argentina, que foi a responsável pela apreensão dos alimentos que estariam inapropriados para consumo, não disse nada publicamente sobre o descarte dos alimentos, e nem sobre as imagens das famílias locais que repercutiram nas redes sociais.