Bolsonaro passa por cirurgia de quase 2h e hospital divulga quadro de saúde do presidente

Chefe do Executivo realizou o quinto procedimento cirúrgico desde o atentado sofrido em 2018.

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizou na manhã desta sexta-feira, uma cirurgia para a retirada de um cálculo renal. O procedimento intitulado de cisticolitotripsia endoscópica durou cerca de 1h30.

PUBLICIDADE

Depois do chefe do Executivo deixar a sala de cirurgia, o Hospital Israelita Albert Einstein divulgou um boletim médico, atualizando o quadro clínico do governante. 

Segundo a unidade hospitalar, a cirurgia ocorreu sem maiores intercorrências e o cálculo foi totalmente removido. Bolsonaro está estável, sem febre e sem dor.

Nas suas redes sociais, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, o general Luiz Eduardo Ramos, comemorou o sucesso na cirurgia do presidente, e desejou uma pronta recuperação.

“Graças a Deus foi um sucesso a cirurgia do nosso líder, Jair Messias Bolsonaro!”, publicou Ramos.

PUBLICIDADE

Antes do resultado positivo do procedimento cirúrgico, a ministra Damares se pronunciou no Twitter, pedindo orações para o presidente. 

Lista de cirurgias

Este foi o quinto procedimento cirúrgico que Bolsonaro passou desde o atentado sofrido às vésperas das eleições presidenciais, em 2018, quando foi vítima de uma facada em Juiz de Fora, em Minas Gerais. 

A primeira delas se deu ainda na Santa Casa de Juiz de Fora, no dia 6 de setembro de 2018. Posteriormente, Bolsonaro foi transferido para o Einstein, onde realizou uma nova cirurgia por conta de uma complicação nas paredes do intestino. No mesmo hospital, meses depois, ele retirou a bolsa de colostomia.

Além disso, o chefe do Executivo passou por uma vasectomia e também retirou uma hérnia, no ano passado.

Diante do processo de recuperação, Bolsonaro teve os compromissos de sua agenda cancelados.