Bolsonaro toma decisão que enche milhões de brasileiros de esperança na luta contra a Covid-19

Em escala mundial, Brasil só fica atrás de Estados Unidos e Índia no número de infectados.

PUBLICIDADE

Um dos países mais afetados pela pandemia do coronavírus em escala global, o Brasil segue computando números expressivos da Covid-19 depois de meses na luta contra a doença. Envolto ao cenário do desenvolvimento de uma vacina, o governo federal anunciou nesta quinta-feira (24), a liberação de R$ 2,5 bilhões para que o país componha a aliança internacional por imunizantes, a Covax Facility.

PUBLICIDADE

De acordo com o governo, diante disso será possível “comprar o equivalente para garantir a imunização de 10% da população até o final de 2021“. 

O objetivo inicial é atender populações prioritárias com esse investimento, como por exemplo, pessoas idosas que integram o grupo de risco da doença e profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate à doença.

Oficializando esse repasse, duas medidas provisórias (MPs) foram publicadas. 

“A adesão permitirá o acesso ao portfólio de nove vacinas em desenvolvimento, além de outras em análise”, diz a Secretaria-Geral da Presidência da República.

PUBLICIDADE

O que é Covax Facility?

A Covax é um consórcio internacional, que é coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com outras entidades, que tem o objetivo de promover acordos que ajudem a agilizar a produção e distribuição de uma vacina contra a Covid-19. Os países presentes na aliança conseguem uma prioridade no recebimento do imunizante contra a doença.

Na última semana, o Secom havia afirmado que necessitava de um tempo maior para analisar a entrada do Brasil nesta aliança, uma vez que o governo queria ter um compilado maior de informações sobre todas as condições do programa.

De acordo com o último balanço, o Brasil acumula a marca de 139.883 óbitos em decorrência da Covid-19, o número de infectados já registrado ultrapassa 4,6 milhões de pessoas.