Nasa investiga algo misterioso no planeta Terra que pode provocar um caos

O problema é pequeno, mas a agência espacial norte-americana acredita que poderá crescer em breve.

PUBLICIDADE

O planeta Terra tem um campo magnético que é de grande importância, apesar de boa parte das pessoas nem se darem conta de que estão cercadas por ele. Mas é graças a este campo que podemos utilizar bússolas, os animais podem migrar com segurança e ele também funciona como um escudo de proteção contra as partículas energéticas emitidas pelo sol.

PUBLICIDADE

Só que esse campo magnético tem um ponto fraco e ele fica justamente sobre a América do Sul e parte do Oceano Atlântico. Essa anomalia já foi identificada e até hoje não trouxe grandes transtornos.

Por precaução, a Nasa vem monitorando esse ponto fraco há um bom tempo e agora descobriu que ele está aumentando de tamanho, o que poderá causar problemas enormes, chegando a afetar satélites e até mesmo espaçonaves.

O motivo de toda esta preocupação é que o sol está sempre enviando partículas e, em toda esta região da anomalia, os computadores de bordo poderão ser afetados, assim como os satélites que precisam coletar os mais diversos dados.

PUBLICIDADE

Basta um próton de alta energia para causar curto-circuito em um satélite, o que resulta em uma falha temporária ou danos definitivos. Esse é o motivo pelo qual os operadores desligam os componentes dos satélites que não são essenciais sempre que ele passa pela região onde há esta anomalia.

Os cientistas da Nasa descobriram que esta região onde tem o ‘ponto fraco’ do campo magnético da Terra vem se expandindo para o oeste e até já começou a se dividir, o que complica ainda mais para o funcionamento de satélites. Por isso, a agência continuará acompanhando todas as mudanças, no intuito de encontrar alguma solução caso o problema aumente de tamanho.