Saúde durante home office: cientistas desenvolvem exercícios para a coluna

Dor na lombar é uma das 10 doenças que diminui a qualidade de vida da população mundial.

PUBLICIDADE

A pandemia do covid-19 está causando muitos problemas, além de lidar com o medo de ser diagnosticado e de morrer por conta do vírus, pessoas em isolamento com a possibilidade de trabalhar em casa, o chamado home office, aumentaram a ocorrência de dor na lombar.

PUBLICIDADE

Pensando na maioria das pessoas que estão realizando os trabalhos em ambientes inadequados, cientistas lituanos resolveram criar uma série de postura para evitar problemas na coluna. O programa de exercício de estabilização da coluna vertebral consiste em evitar o desenvolvimento de dores na lombar de pessoas que pouco se movimenta durante o dia.

A série de posturas foi testado por 70 pessoas que se voluntariaram para o estudo. O estudo mostra que as atividades tiveram resultados positivos na diminuição da dor nas costas e também se mostrou eficaz no fortalecimento muscular.

Entre as 10 principais comorbidades que baixa a qualidade de vida das pessoas no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 60% da população em regiões de indústrias sente a dor na região lombar.

Podendo ser crônica, a dor pode se iniciar como um incomodo por logo tempo ou lesão nervosa, que atingi o emocional da pessoa. Alguns dos sintomas causados pela lesão na lombar podem chegar à náusea, taquicardia, depressão e ansiedade.

PUBLICIDADE

Segundo Irina Kliziene, pesquisadora da Faculdade de Ciências Sociais, da KTU, o problema atingi muitas pessoas e a maioria tendem a ignorar.

Baseada no pilates, o programa de exercícios é dinâmico e estático. São séries de oito a 16 vezes que devem ser mantidas de seis a 20 segundos, de acordo com a dificuldade da pessoa para realizar os exercícios.

Após o desenvolvimento do programa, os médicos observaram uma melhora da lombar, o grupo que praticaram a estabilização tiveram o aumento da área de seção transversal do músculo multífido.